sábado, 29 de março de 2008

Um olhar...

Esta sociedade insular, como diz Diegues “(...) Dadas as incertezas, os imponderáveis climáticos e de mercado” (DIEGUES.1998.59), estrutura-se baseada em um conhecimento empírico do mundo em que vivem, pois impedidos de influenciarem no tempos cíclico que rege as suas atividades, devem a ele se moldar.

Seus atores sociais, formulam um viver, que se por um lado se estrutura na tradição e no saber milenar da arte de viver em uma ilha, depender do mar e de suas conseqüências espaciais e geográficas, por outro estabelece um viver mágico-religioso.

Volver o olhar sobre o Ilhéu, é pesquisar a etnologia e etnografia de um povo maravilhoso.

Herdeiros naturais, das utopias sociais que envolvem as ilhas e seus habitantes, Os ilhéus, são os protagonistas da sua própria historicidade e transformaram estes ambientes considerados no passado, como impróprios para a vida humana, em seus espaços sociais, culturais e históricos, indo além do apelo imaginário e mágico, que as ilhas e seus habitantes despertam na psicologia do homem moderno.

Vegetação Nativa

terça-feira, 25 de março de 2008

Photoetnotextografia

Como me proponho nas pesquisas. Trabalhar o texto e a imagem com a mesma importância, nos leva as vezes a postar sómente textos visuais...
A possibilidade do olhar funcionar como um "scaner", de poder ir e vir sobre a imagem, o leva a descobrir aquilo que Barthes aponta como o "punctum", indo além do próprio "studium" que a imagem já contém.
É um exercício fascinante...

Procura-se confirmar o que se escreve, mostrando fotografias do que se diz com palavras e textos. Ignorava-se que nossas principais mediações com a realidade são visuais, e que “ao inventar a escrita, o homem afastou-se ainda mais do mundo concreto quando, efetivamente, pretendia aproximar-se dele” (FLUSSER, 1998. 30). De fato percebemos que todas as leituras de textos escritos, quando não integrantes das ciências exatas, permitem a imaginação interpor-se entre a escrita e a compreensão exata do fenômeno.

A Ilha desconhecida