quinta-feira, 24 de abril de 2008

A procissão religiosa

A Imagem

Estes dois domínios, o da imagem visual, real e o da imagem mental, remetem o observador para a identificação do signo e da representação. Mas é esta concepção de materialidade da imagem, que é fruto, do processo do pensamento, que levava à Aristoteles a defender a tese de “que o pensamento é impossível sem imagens” (Sobre a memória 450 a.c.).

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Saiu no jornal Soberania do Povo - Portugal

O Jornal, Soberania do Povo, de Portugal da cidade de Ágüeda, publicou a seguinte notícia, dia 23 de maio, alguns dias antes da inauguração do Santuário, intitulado de “BRASIL - ENCANTO N. S. DE LURDES NA ILHA DOS MARINHEIROS”, que se transcreve na íntegra, pois se indo além do que está escrito, pode se perceber a relação que o povo da Ilha mantém com o povo de Portugal, e este com seus descendentes, os ilhéus, que ali residem. Aqui se vê a construção de uma nova “tradição inventada”, .......;

“As obras do Recanto de Nossa Senhora de Lourdes, no Porto do Rey, na Ilha dos Marinheiros (Rio Grande, Brasil), estão em, fase final. O Recanto é um projecto da OSCIP, Sociedade Marinhense de Desenvolvimento Sustentável e que será inaugurado a 26 de Maio.

O recanto é mais um atractivo turístico que será entregue aos ilhéus, aos turistas e visitantes em geral. Trata-se de um templo ao ar livre integrado à natureza. Um local de oração, contemplação, paz e reflexão. Ganhamos um presente. As imagens foram esculpidas por Érico Gobbi e foram doadas com a intenção de dar uma maior desenvolvimento económico a região. Devemos valorizar as imagens também como obras de arte de grande valor artístico.
Um lindo jardim está sendo construído. Grande parte do espaço recebeu calcetamento com pedras rústicas e bancos doados pela prefeitura. Recebemos também de presente um chafariz para embelezar mais o recanto. A doação foi feita pelo economista Fuad Nader, um grande amigo da ilha.
Os recursos para a construção vieram da iniciativa privada. É muito importante essa ajuda das empresas para que possamos executar nossos projectos. Só assim poderemos melhorar a situação dos ilhéus possibilitando a eles novas alternativas de vida. As empresas que ajudam podem deduzir essas doações no imposto de renda e terão homenagem especial de reconhecimento. Foram gastos ali em torno de 150.000 reais.
Nesse local poderão ser realizadas missas, casamentos, actividades religiosas e até didácticas. Foram construídas neste espaço, a casa do zelador, banheiros, altar, palco para actividades artísticas, casa das lembrancinhas e casa miniatura de Santa Bernardete.”.
Senhoras da comunidade já estão se dedicando à produção do artesanato religioso e esperam que o local venha aquecer a economia local. (http://www.soberaniadopovo.pt/portal/index.php?news=1296).

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Amores II

Amores

Trago no peito a força da terra nova e a herança da terra mãe.
No lado esquerdo do peito. Trago a emoção, o amor, o coração, a cultura e a saudade.
Mas também levo a força da vida nova no lado direito do peito....

Amores