quarta-feira, 9 de abril de 2008
Falando sobre a pesquisa com fotos...
Organizar as imagens de forma a comporem um texto interativo, entre o escrito e o visual, é o que caracteriza, o que se chama de “Fotoetnotextografia”.
Não é mais estranho, o fato da fotografia só aparecer como ilustração de tabalhos científicos. Agora, ela tem se apresentado também como um forte aliado na produção de textos antropológicos e etnográficos.
Ao incorporar a metodologia de Gegory Bateson e Margaret Mead, adotada em seu livro “Balinese Character”, de 1942, se procura resgatar o trabalho pore eles realizado, da mesma forma, que a utilização do modelo de Bateson, estabelece uma organização entre o visual e o texto tradicional, de forma que venha a garantir um diálogo entre ambos.
Assim a apresentação da narrativa visual, contempla a utilização de pranchas, sequenciais ou temáticas, de forma que venham a compor uma eficiente transmissão de informações, através da utilização e imagens, de fotografias, que avaliadas cuidadosamente e organizadas com critério, como se faz com letras e palavras, formem uma mensagem, através de cada prancha.
Pode parecer estranho, mas ao sentar para escrever a dissertação, percedeu-se que tinha-se mais de 6.000 imagens digitais e cerca de 2.000 imagens analógicas, sobre a ilha, sobre o povo, sobre a vida e sobre as festas religiosas.
Traçar com as fotografias, um fio condutor, para que o leitor possa compreender e ver a religiosidade popular na ilha e entender através da visualização de outros elementos, o por que de ser da comunidade e cada uma das festas, é a pretensão que se objetiva neste trabalho.
Não é mais estranho, o fato da fotografia só aparecer como ilustração de tabalhos científicos. Agora, ela tem se apresentado também como um forte aliado na produção de textos antropológicos e etnográficos.
Ao incorporar a metodologia de Gegory Bateson e Margaret Mead, adotada em seu livro “Balinese Character”, de 1942, se procura resgatar o trabalho pore eles realizado, da mesma forma, que a utilização do modelo de Bateson, estabelece uma organização entre o visual e o texto tradicional, de forma que venha a garantir um diálogo entre ambos.
Assim a apresentação da narrativa visual, contempla a utilização de pranchas, sequenciais ou temáticas, de forma que venham a compor uma eficiente transmissão de informações, através da utilização e imagens, de fotografias, que avaliadas cuidadosamente e organizadas com critério, como se faz com letras e palavras, formem uma mensagem, através de cada prancha.
Pode parecer estranho, mas ao sentar para escrever a dissertação, percedeu-se que tinha-se mais de 6.000 imagens digitais e cerca de 2.000 imagens analógicas, sobre a ilha, sobre o povo, sobre a vida e sobre as festas religiosas.
Traçar com as fotografias, um fio condutor, para que o leitor possa compreender e ver a religiosidade popular na ilha e entender através da visualização de outros elementos, o por que de ser da comunidade e cada uma das festas, é a pretensão que se objetiva neste trabalho.
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