quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O uso da fotografia como discurso: o caso das festas populares religiosas na Ilha dos Marinheiros.

Carlos Leonardo Recuero, Lyl Rejane Recuero, Rebeca Recuero, José Antonio Recuero e Maira Recuero

As culturas populares expressam seus saberes através de manifestações repletas de significações e expressões muitas vezes indizíveis por palavras ou textos tradicionais. A memória e a tradição oral dos povos latino americanos, independente de suas vertentes étnicas e culturais possui uma vertente única. A origem de ameríndios e basicamente de portugueses e espanhóis, forjou uma religiosidade latina americana, fundamentada no cristianismo.
Entretanto, a diversidade que existe contraria aos ensinamentos cristãos que prevê à unidade aos seguidores de Cristo, gerou uma beleza única à cada evento popular religioso que ocorre na America Latina.
Este trabalho apresenta, mais do que uma narração tradicional um discurso visual, onde a fotografia é utilizada como o principal caderno de campo no estudo das manifestações religiosas e populares na Ilha dos Marinheiros.
A Ilha dos Marinheiros é a maior ilha da Laguna dos Patos. A Laguna dos Patos, erroneamente considerada como lagoa, fica localizada no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Com uma área de 39.280.854,60 m2 e tendo desta área 12.583.711,00m2 de lagoas, areais e dunas a Ilha dos Marinheiros está localizado no noroeste geográfico a 32O. De latitude sul e 52O.6`de longitude oeste e possui uma configuração que pode ser denominada de circular.
O nome originou-se pelas constantes idas à ilha por parte dos marinheiros da armada de Silva Paes, em busca de madeira e água potável para o abastecimento do forte, que em 1737 foi fundado a uma distância de 1,5 km através co canal da Lagoa dos Patos e que originou a cidade do Rio Grande.
A Ilha dos Marinheiros esta dividida em quatro regiões, denominadas por seus habitantes como Bandeirinhas, Porto do Rey, Marambaia e Fundos da Ilha. Tem hoje uma população estável de cerca de 1.500 pessoas, sendo a maioria composta por velhos e crianças. Os adultos e os jovens com maior capacidade de produção migram para o continente em busca de melhores oportunidades e em algumas vezes como uma forma de fuga da dura vida que os pescadores – lavradores da ilha levam.
A identidade do ilhéu é formada com base nos mecanismos de apropriação dos recursos do mar e na exploração de uma agricultura familiar rudimentar. As construções identitárias e sociais se elaboram a partir das dimensões imaginárias das representações culturais que foram forjadas no grupo por uma herança mítica e religiosa própria de habitantes insulares.
A íntima ligação do ilhéu com a natureza e os fenômenos naturais, próprio de culturas que fundamentam sua sociedade na retirada e captura de recursos naturais, forjou a fisionomia antropogeográfica do homem da ilha. Nesta formação muito contribuiu a herança religiosa portuguesa. O isolamento natural que determina as culturas insulares, o primitivismo social e sobretudo as relações que estabelece com o mundo do desconhecido, submetido às forças da natureza, dos ventos e das mares, é o que caracterizam no dizer de Marques o pescador-lavrador:
“(...) Temente a Deus e aos seus santos padroeiros”, “(...) mas deixou-o ainda supersticioso. Receia o sobrenatural; crê em mitos; usa “bentos”, talismãs. Utiliza-se de ‘rezas’ especiais para afastamento dos ‘mau spirito’ e do ‘mau olhadu’. Teme os ‘mau agoro’ e uma serie de coisas ‘qui não presta dizê ou fazê’; protege sua casa com ‘registo de santo’. (MARQUES, 1973:16)
A cultura insular ilhéu caracteriza-se por ter uma relação com o sagrado, com mitos e lendas que compõem o imaginário coletivo desta população. O mundo invisível dos espíritos só é passível de compreensão, através do diálogo entre a cultura, a memória e a devoção presente nos gestos, olhares e formas de comportamento presentes nas manifestações religiosas organizadas em homenagem aos santos padroeiros. É o agir e o fazer realizado como linguagem comportamental que irão estabelecer as relações com o mundo dos espíritos, rompidas pelo cotidiano da vida.
A manifestação religiosa de pessoas simples em busca da salvação divina e pelo paraíso, realizadas nas festas religiosas em pró do santo padroeiro, são uma contraposição ao agir realizado durante o tempo profano cotidiano exercido na existência terrena e exigem “negócios com o divino”, como o pedir, prometer e pagar.
Portanto, todas as maneiras de manifestação religiosa, como a retribuição das dádivas recebidas na troca ainda que mística de favores divinos, das promessas realizadas, de trocas de pedidos e orações e oferendas fazem da festa um acontecimento sagrado e “(...) santificado pelos deuses e suscetível de tornar-se presente pela festa”(ELIADE, 2001.:65) e exige do ilhéu devoto participar para agradar os deuses pois a troca entre o divino e o homem deve ser efetivada para estabelecer condutas sociais e comportamentos que deverão reger o grupo social até a próxima festa.
Por outro lado, existe como diz Mauss uma obrigação de dar e de receber, pois “(...) não implica só a obrigação de retribuir os presentes recebidos; ela supõe dois outros igualmente importante: a obrigação de os dar, por um lado, e a obrigação de os receber, por outro”(MAUSS.2001.67).
Assim, se percebe que a festa é repleta, não só de uma atmosfera religiosa de fé e devoção, mas é repleta de acontecimentos que visam reparar as pequenas e grandes transgressões realizadas para se obter uma re-inserção no mundo profano, de uma nova maneira e com um novo status como diz Van Gennep(1978).
Este acontecimento sócio – cultural é repleto de signos e significados. É neste momento religioso-social que o homem simples, submetido a natureza do tempo cíclico da vida e, distante da submissão sufocante da cidade grande e do modernismo globalizante, re- estabelece a ordem do grupo social.
As festa religiosas são ritos de passagem que servem também para aumentarem a coesão do grupo social, estreitarem laços familiares e reavivarem as relações de parentesco. Este processo, na Ilha dos Marinheiros, é ainda uma forma de definição de identidade étnica que define o grupo nativo e os outros.
A invenção da fotografia “(...) abriu à antropologia novas possibilidades de trabalho, como objetivar aspectos da realidade que antes não passavam de meras impressões (GURAN, in ACHUTTI, 1998: 88), uma vez que a natureza vai se substituindo a cada momento, mudando o anteriormente visto.
A expressão de Lévi-Strauss “mirar, escuchar, leer”(LEVI-STRAUSS, 1992:xx) deve ser entendida não só como uma análise de seu trabalho, “(...) mas como uma indicação de que o uso dos sentidos da visão e da audição devem ser preparados pelo antropólogo, para a sua utilização, não só pela percepção do real, que é amplamente visual e auditivo, mas como outra fonte de novas observações seguras sobre a cultura, tomadas com a utilização da ‘reprodutibilidade técnica do real’, e realizadas pelo aparato fotográfico”(RECUERO.2008.36) .
Assim a utilização da fotografia como ‘método de observação’ sugerida por Mauss em seu “Manual de Etnografia” (2006), a observação participante de Malinowski aventada no livro “Os Argonautas do Pacífico Ocidental” (1968) como forma de efetuar uma pesquisa de campo antropológica e etnográfica, são completados como método desta trabalho com as orientações de Collier Jr., e “A Utilização da Fotografia Como Método de Pesquisa”(1973), são os elementos chaves na elaboração deste trabalho com o uso da Fotografia como discurso: o caso das festa populares religiosas na Ilha dos Marinheiros.
A escolha da fotografia como fio condutor se fundamenta na bibliografia existente sobre antropologia visual, pois como diz Samain ao falar sobre o livro de Bateson e Mead “Balinese Character Photografic Analysis”, como fonte de pesquisa em ciências sociais “(...) concebidos como verdadeiras fontes de pesquisa e não apenas como meras ilustrações”(SAMAIN in ALVES, 2004: 53).
Finalmente sobre o uso da fotografia como método usa-se a premissa de que “(...) a fotografia implica, de nossa parte, um conhecimento e uma aceitação do mundo tal como a câmara o registra”(SONTAG, 1981:22).
Para a investigação sobre as festas religiosas na Ilha dos Marinheiros, se participou de todas as festas religiosas que ocorreram nos últimos três anos. Foram realizadas cerca de 9000 fotografias digitais e 2000 fotografias analógicas em preto e branco e a cores. As festas foram fotografadas desde a sua preparação, organização e a festa propriamente dita, com todos os ritos existentes.
Ao se dar a mesma importância da imagem fotográfica ao texto tradicional, não se abriu mão do tradicional caderno de campo e de entrevistas orais, alem da observação imerso na comunidade. Assim, durante os tres anos foi possível reunir uma infinidade de informações, sobre a tradição popular dos festejos, sobre a escolha dos santos padroeiros, sobre os ritos religiosos e sobre as manifestações individuais dos ilhéus.
Se o que a fotografia apresenta é provas da realidade, a ordenação das imagens fotográficas obtidas de forma a comporem um texto visual sobre as manifestações sociais como forma de recriarem as relações interrompidas com os santos padroeiros e conseqüentemente com o mundo dos espíritos.
As imagens apresentam o rito, a magia, a piedade e a fé destas relações com o sobrenatural, mostrando como o ilhéu através da linguagem do corpo e de suas variantes, estreita as relações com os espíritos do céu e os espíritos da terra e da água renovando com as divindades contratos que regem o modo de viver social e culturalmente naquela sociedade ilhéu.
Percebe-se ao final do trabalho que os Ilhéus fundamentam sua vida e suas relações sociais nos preceitos do cristianismo trazido pelos colonizadores, com forte características latinas e hispano-portuguesas. Que as exteriorizações dos aprendizados feitos através da visualização das práticas devocionais nos acontecimentos religiosos e festas, determinam na memória do grupo social nativo, as maneiras de agirem com vista as suas relações com o mundo sobrenatural
Que o uso da fotografia como método discursivo, neste caso, mostrou-se eficiente, pois a duplicação da realidade efetuada pelas imagens fotográficas foram mais persuasivas que a observação presencial, talvez devido a existência do movimento, que é perturbador para o ser humano.
A mediatização da fotografia com o uso do processo fotoetnográfico no estudo cientifico social é uma dessas novas tecnologias hipertextuais que o trabalho de campo deve incorporar, como forma de gerar uma compreensão maior e melhor dos seus objetos de estudo, reforçando o diálogo pendente entre a academia e o saber popular.
Bibliografia
ACHUTTI, Luiz Eduardo Robinson. (Org) Ensaios Sobre o Fotográfico. Unidade Editorial.Porto Alegre. 1998.
ALVES, André. Os Argonautas do Mangue. Editora Unicamp.Campinas. 2004.
COLLIER JR. John. Antropologia Visual: A Fotografia como Método de Pesquisa. Editora da Universidade de São Paulo. São Paulo 1973.
ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. A Essência das Religiões. Editora Martins Fontes. São Paulo.2001.
MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. Um Relato do empreendimento e da Aventura dos Nativos nos Arquipelágos da Nova Guiné Ocidental. Coleção os Pensadores. Editora Abril.São Paulo. 1978.
MARQUES, Lilian Argentina B. O Pescador Artesanal do Sul. Mec. Funarte. Rio de Janeiro. 1980.
MAUSS, Marcel. Ensaio Sobre a Dádiva. Edições Lisboa. 2001.
RECUERO, Carlos Leonardo. Dissertação de Mestrado. A Ilha dos Marinheiros: um estudo fotoetnotextográfico do ilhéu, seus mitos e a sua religiosidade. UFPel. 2008.
SONTAG, Susan. Ensaios Sobre a Fotografia. Editora Arbor. Rio de Janeiro. 1981.
VAN GENNEP, Arnold. Os Ritos de Passagem. Editora Vozes. Petropolis. 1978

20 comentários:

Anônimo disse...

sim dating game [url=http://loveepicentre.com/]online dating services single[/url] pagan dating sites http://loveepicentre.com/ missouri dating

Anônimo disse...

restlessleg syndrome [url=http://usadrugstoretoday.com/products/rogaine-2-.htm]rogaine 2 [/url] canadian occupaion health and safty biological hazards http://usadrugstoretoday.com/products/viagra.htm thalidomide davis drug book http://usadrugstoretoday.com/index.php?lng=fr&cv=eu
health plus nutrition center [url=http://usadrugstoretoday.com/products/viramune.htm]viramune[/url] low blood platelette [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/dejar-de-fumar.htm]reports of allergic reaction to system saver in dogs[/url]

Anônimo disse...

what kind of pill is this [url=http://usadrugstoretoday.com/products/urispas.htm]urispas[/url] directions for use and dosage of magnesuim transdermal oil http://usadrugstoretoday.com/products/aceon.htm mastrbation in reference to mens health http://usadrugstoretoday.com/products/mobic.htm
potassium and heart drugs [url=http://usadrugstoretoday.com/products/tulasi.htm]tulasi[/url] postpartm depression [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/general-de-salud.htm]mr tea machine father guido sardacci[/url]

Anônimo disse...

http://healthboard.in/coreg/coreg-how-to-take
[url=http://healthboard.in/budesonide/side-effects-of-rhinocort-budesonide]excipients on drug labels[/url] prescription drug identification imprint [url=http://healthboard.in/carbamazepine/carbamazepine-pharmaceutical-developed]carbamazepine pharmaceutical developed[/url]
drug testing forums http://healthboard.in/carbamazepine/what-is-carbamazepine
[url=http://healthboard.in/colchicine/yellow-round-colchicine-tablets]informationan on drugs in sperm[/url] name of women that carry drugs on them [url=http://healthboard.in/calan/calan-mai]calan mai[/url]
lab report results drug screen http://healthboard.in/bust/bust-32g
[url=http://healthboard.in/dexamethasone/dexamethasone-half-life]hbo drug movie starring dennis hopper[/url] how long does percocet drug test [url=http://healthboard.in/depressive/bi-polar-disorder-manic-depressive]bi polar disorder manic depressive[/url] pharmacy one pro [url=http://healthboard.in/decadron/decadron-hcpcs]decadron hcpcs[/url]

Anônimo disse...

http://alwayshealth.in/penis-growth/best-friend-sucked-penis-camp-other-boys
[url=http://alwayshealth.in/medical-encyclopedia/journal-of-medical-internet-research-online-consumer-surveys]lymphatic drug delivery system[/url] southern illinois university pharmacy [url=http://alwayshealth.in/heart-disease/purple-heart-scholarships]purple heart scholarships[/url]
drugs used to treat hepatic encephalopathy include http://alwayshealth.in/prednisone/prednisone-darvocet
[url=http://alwayshealth.in/heart-disease]zocor statin drugs[/url] depakote prescription drug assistance [url=http://alwayshealth.in/syndrome/equina-cauda-syndrome]equina cauda syndrome[/url]
what is the drug clomipramine http://alwayshealth.in/women-health
[url=http://alwayshealth.in/general-medical]mk2 ultra drug[/url] minnesota pharmacy license verif [url=http://alwayshealth.in/ocd/acting-on-ocd]acting on ocd[/url] medicine marking identification [url=http://alwayshealth.in/omeprazole/omeprazole-for-babys]omeprazole for babys[/url]

Anônimo disse...

manual gasolina gli logus volkswagen final placa portascmbio http://automotoportal.in/mini-auto/mini-drag-bikes auto loan in chapter 13
[url=http://automotoportal.in/seat]auto twirller[/url] canada automobile rate taxable benefit [url=http://automotoportal.in/racing/donahoe-racing-sway-bar]donahoe racing sway bar[/url]
automobile inventor http://automotoportal.in/radiator/radiator-repair-marietta-ga
[url=http://automotoportal.in/motor-com/rc-high-rpm-motor]automobile fuel economy charts canada[/url] bavarian auto recyclers [url=http://automotoportal.in/lancia/lancia-aurelia-hood]lancia aurelia hood[/url]
mcclaren mercedes http://automotoportal.in/mini-auto/sherline-mini-lathe
[url=http://automotoportal.in/martin/corgi-toys-james-bond-aston-martin-db5]ama racing on tv[/url] v8 automobile emblems [url=http://automotoportal.in/panoz/supercar-georgia-panoz]supercar georgia panoz[/url]

Anônimo disse...

travel 2b europe 2b cheap http://wikitravel.in/tourist/tourist-attractions-prague travel agents delray beach florida
[url=http://wikitravel.in/tours/hawaii-racing-tours]gay travel colorado[/url] wilderness brand travel trailer [url=http://wikitravel.in/airline/best-offer-on-airline-tickets]best offer on airline tickets[/url]
evenflo aura elite travel system oh so big http://wikitravel.in/inn/the-mountain-inn-at-killington
[url=http://wikitravel.in/inn/residence-inn-san-jose-ca]carlson wagonlit travel agencies tacoma wa[/url] travel germany cheap [url=http://wikitravel.in/tours/walking-tours-rhodes]walking tours rhodes[/url]
garcia travel http://wikitravel.in/motel eoff group travel program [url=http://wikitravel.in/cruises/discount-bahamas-cruises]discount bahamas cruises[/url]

Anônimo disse...

lady shoes http://topcitystyle.com/gucci-jeans-cut-pants-brand12.html free download of wallpaper designer [url=http://topcitystyle.com/33-jeans-cut-pants-size29.html]moroccon traditional clothes[/url] doreen fashions transgendered shop leyton london
http://topcitystyle.com/armani-page4.html seliga shoes [url=http://topcitystyle.com/dolce-amp-gabbana-v-neck-brand2.html]resort clothes[/url]

Anônimo disse...

dodge autobot badge http://carautonews.in/bikes/surdyke-yamaha-bikes-missouri automobile tires comparison
[url=http://carautonews.in/auto-net/blueridge-auto]what size tires came on 1991 dodge 3500 truck[/url] safelite auto insurance [url=http://carautonews.in/auto-co/auto-plastic-paint-review]auto plastic paint review[/url]
india automobile owner growth rate http://carautonews.in/chopper/price-chopper-pharmacy-burlington-vermont
[url=http://carautonews.in/dodge/dodge-plymouth-station-wagon-parts]chinese chery automobile[/url] list of indian automobile exporter [url=http://carautonews.in/auto-info/auto-venue-sd]auto venue sd[/url]
used auto parts oregon http://carautonews.in/citroen/citroen-leasing
[url=http://carautonews.in/auto-net/super-auto-forge-inc]mercedes bclass[/url] mercedes dance cd cover [url=http://carautonews.in/audi/audi-tt-boot-rack]audi tt boot rack[/url]

Anônimo disse...

anal mpeg http://planetofporn.in/adult-pic/amatuer-adult
[url=http://planetofporn.in/adult-pic/nintendo-64-adult-video-game-nude]clean large adult parties games[/url] adult manila [url=http://planetofporn.in/bdsm/joan-jett-bdsm]joan jett bdsm[/url]
sonic hentai flash game http://planetofporn.in/anal-life/white-anal-black-cock
[url=http://planetofporn.in/fetish/gay-diaper-fetish]yougest porn[/url] gallery photo nue amateur [url=http://planetofporn.in/bondage/click-bondage-free]click bondage free[/url]
marion harding adult education http://planetofporn.in/archive-adult/the-hun-adult-gallery
[url=http://planetofporn.in/adult-video/online-interactive-adult-games]sexy black girls with phar asses getting fucked[/url] adult soccer leagues in souther californi [url=http://planetofporn.in/teen-ass/cum-tits-ass]cum tits ass[/url]
adult mens sexy lingerie http://planetofporn.in/archive-adult/adult-sluty-cheerleaders
[url=http://planetofporn.in/ass-sex/isreali-girls-naked-ass]pregnant asian porn xxx[/url] adult standard poodle female for sale [url=http://planetofporn.in/girl-anal/i-had-anal-sex-and-and-now-my-butt-whole-is-red]i had anal sex and and now my butt whole is red[/url]

Anônimo disse...

sexy asian thainee http://theporncollection.in/hentai-porn/scorpio-hentai-movie
[url=http://theporncollection.in/lesbian-video/lesbian-bath-and-massage-florida]sexy teens in thght shorts free sites[/url] romeo michigan adult foster care [url=http://theporncollection.in/gay-video/gay-animals]gay animals[/url]
adult film jobs in nc http://theporncollection.in/hentai-porn/doujinshi-hentai-games
[url=http://theporncollection.in/lesbian-video/sisters-lesbian]jelly dildo 7[/url] bbw dildo zshare [url=http://theporncollection.in/gay-movie/free-adult-gay-videos]free adult gay videos[/url]
adult message indiana http://theporncollection.in/orgasm/hard-core-orgasm
[url=http://theporncollection.in/porn-galleries/world-record-porn-star]your sexy thong[/url] self esteem camp for adult women [url=http://theporncollection.in/gay-man/gay-japanese-cubbys]gay japanese cubbys[/url]
adult bones http://theporncollection.in/gay-sex
[url=http://theporncollection.in/hentai-sex/softcore-hentai-anime]free porn videos sex machines[/url] hentai quizzes [url=http://theporncollection.in/masturbating/blonde-masturbating-in-showers-sample-video-clips]blonde masturbating in showers sample video clips[/url]

Anônimo disse...

pregnant porno anal http://xwe.in/gay-boy/free-gay-match-match-in-valparaiso-indiana
[url=http://xwe.in/blowjob/free-blowjob-pic]hentai folio[/url] hentai eng torrent [url=http://xwe.in/erotic-video/erotic-poems-and-stories]erotic poems and stories[/url]
red sim adult http://xwe.in/shemale/shemale-of-the-day
[url=http://xwe.in/thong/myspace-graphics-thong]screaming orgasm porn[/url] gay anal ripping sex [url=http://xwe.in/bdsm/bishop-bdsm-drawings]bishop bdsm drawings[/url]
nfl colts cheerleader christmas uniform adult http://xwe.in/gay-anal/gay-bareback-sex-ad-personal-classifieds
[url=http://xwe.in/gay-boy/corbin-gay-cruising]marisol sexy thing[/url] india adult video [url=http://xwe.in/ass-sex/kelly-clarkson-ass]kelly clarkson ass[/url]
adult book store in new jersey http://xwe.in/erotic-video/erotic-vibrator-story
[url=http://xwe.in/ass-sex/puerto-rican-ass]adult tv online free[/url] scooby doo daphne adult [url=http://xwe.in/shemale/piss-shemale-phone]piss shemale phone[/url]

Anônimo disse...

the movie godfather 3 [url=http://worldmovs.co.cc/full_version-stalingrad/23342database/]Stalingrad[/url] the movie toots 68125 [url=http://full-length-movies.com/dvd-quality-movie-johnny-cash---the-gospel-road/28516database/]Johnny Cash - The Gospel Road[/url]
a fine madness movie [url=http://worldmovs.co.cc/full_version-gattaca/5386database/]Gattaca[/url] length of movie troy [url=http://full-length-movies.com/dvd-quality-movie-new-world-disorder-7---flying-high-again/23328database/]New World Disorder 7 - Flying High Again[/url]
movie lising chicago [url=http://worldmovs.co.cc/full_version-la-zona/26378database/]La Zona[/url] just friends free movie download [url=http://worldmovs.co.cc/full_version-milarepa/2810database/]Milarepa[/url]
free teen modeling pics legal video movie vids [url=http://worldmovs.co.cc/full_version-magicians/22855database/]Magicians[/url] the bubble movie [url=http://full-length-movies.com/dvd-quality-movie-layer-cake/2824database/]Layer Cake[/url]

Anônimo disse...

fashion pet tags http://www.thefashionhouse.us/?action=products&product_id=1908 addidas golf shoes [url=http://www.thefashionhouse.us/jean-paul-gaultier-men-brand116.html]cheap shoes[/url] roxy shoes
http://www.thefashionhouse.us/dolce-amp-gabbana-rocky-sport-pants-for-men-black-item2128.html being fashion model top [url=http://www.thefashionhouse.us/?action=products&product_id=2530]insole shoes[/url]

Anônimo disse...

beach clothes http://www.thefashionhouse.us/light-green-dress-shirts-color133.html shoes clearance [url=http://www.thefashionhouse.us/cesare-paciotti-men-brand35.html]womens wide shoes[/url] olivia klein
http://www.thefashionhouse.us/54-jackets-amp-sweatshirts-size9.html fashion bracelet wholesale [url=http://www.thefashionhouse.us/pink-white-men-color80.html]pictures of mens and womens shoes from the medieval times[/url]

Anônimo disse...

travel nurse jobs in california http://xwl.in/cruises/roayl-caribbean-cruises big steer travel center
[url=http://xwl.in/inn/country-inn-and-suites-home-page]mileage deduction for medical travel[/url] canadian rockies hiking cheap travel insurance grand canyon [url=http://xwl.in/tour/central-park-tour]central park tour[/url]
groove cruise whet travel http://xwl.in/maps/mio-maps-mexico-gps
[url=http://xwl.in/cruise/college-study-cruise]staff explorer travel tugboat golf bag et1017[/url] in the know travel [url=http://xwl.in/car-rental/albany-amtrak-station-car-rental]albany amtrak station car rental[/url]
travel credit card uk http://xwl.in/airlines/tiger-airlines-philippines-website travel discount websites [url=http://xwl.in/airline/airline-emissions-of-carbon-dioxide]airline emissions of carbon dioxide[/url]

Anônimo disse...

gilda de laurentis what size bra does she wear http://www.thefashionhouse.us/roberto-cavalli-tops-shirts-with-colar-brand7.html wide lady shoes [url=http://www.thefashionhouse.us/sanrio-women-brand102.html]graphic designers for mumbai festival[/url] chanel myspace layouts
http://www.thefashionhouse.us/black-grey-snake-print-color62.html bravo top designer [url=http://www.thefashionhouse.us/frankie-morello-men-brand19.html]dallas fashion photographer[/url]

Anônimo disse...

battle angel alita the movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_frida/]frida[/url] cars 2 the movie http://moviestrawberry.com/films/film_tripping_the_rift/ trailer for monster squad movie
movie quotes sound waves [url=http://moviestrawberry.com/films/film_on_the_other_hand_death/]on the other hand death[/url] nonnude preteen movie http://moviestrawberry.com/films/film_buy_the_ticket_take_the_ride_hunter_s_thompson_on_film/ girl interupted movie
ben whisaw interviewing movie perfume [url=http://moviestrawberry.com/films/film_karas_the_prophecy/]karas the prophecy[/url] naruto movie high quality 2
not another teen movie incest [url=http://moviestrawberry.com/films/film_raising_helen/]raising helen[/url] mary queen of scots movie http://moviestrawberry.com/films/film_jack_frost_2_revenge_of_the_mutant_killer_snowman/ online movie store
halloween movie house location [url=http://moviestrawberry.com/films/film_self_control/]self control[/url] movie wedding clips http://moviestrawberry.com/films/film_generation_rx/ veritas movie

Anônimo disse...

lefty movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_once/]once[/url] anna nicole smith movie http://moviestrawberry.com/films/film_breathing_room/ watch spongebob the movie online for free
tell me about the movie captain blood with eril flynn [url=http://moviestrawberry.com/films/film_black_narcissus/]black narcissus[/url] wet pussy movie http://moviestrawberry.com/films/film_two_chips_and_a_miss/ clueless movie storyline
mississipi summer 1971 movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_moonlight/]moonlight[/url] yara silli silli remix mp3 bollywood movie song download
movie times philadelphia [url=http://moviestrawberry.com/films/film_all_the_invisible_children/]all the invisible children[/url] which drink launcheed in corporate movie http://moviestrawberry.com/films/film_the_work_and_the_glory/ movie prime cut
if we were a movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_we_dive_at_dawn/]we dive at dawn[/url] nude pictures movie stars http://moviestrawberry.com/films/film_the_penguins_of_madagascar/ legend movie fansite

Anônimo disse...

make an animated movie free [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_sisterhood_of_the_traveling_pants_2/]the sisterhood of the traveling pants 2[/url] pippi movie http://moviestrawberry.com/films/film_hard_to_kill/ examples movie reviews
movie named click [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_horse_boy/]the horse boy[/url] mena suvari movie sex scenes http://moviestrawberry.com/films/film_motogp/ a bothered conscience movie review
full simpsons the movie video [url=http://moviestrawberry.com/films/film_domino/]domino[/url] websites where i could watch movie videos
movie enchanted [url=http://moviestrawberry.com/films/film_deal/]deal[/url] free movie uploads http://moviestrawberry.com/films/film_fat_albert/ children of man movie
cyborg 4 movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_all_the_king_s_men/]all the king s men[/url] garden state movie plot http://moviestrawberry.com/films/film_deep_blue_sea/ bury my heart at wounded knee movie torrent